Institucional
O início da Igreja de Deus da Profecia no Brasil
Inicialmente, é importante dizer a título de informação que existem algumas divergências quanto ao ano de início das atividades da Igreja de Deus da Profecia no Brasil. Isso porque, embora a informação oficial seja baseada em testemunhos de membros da época que afirmam ter a igreja iniciado no ano de 1967, há documentos oficiais indicando que em 1965 a IDP já atuava em solo brasileiro. Em consulta às Minutas das Assembleias da Igreja de Deus da Profecia, (90ª, 91ª, 92ª, 93ª,94ª, 95ª e 96ª), verifica-se que a chegada da instituição no Brasil se deu no ano de 1965. Essas informações são corroboradas com a pesquisa realizada pelo Bispo Adrian Varlack, historiador da Igreja de Deus da Profecia, em sua apresentação sobre a expansão da Igreja de Deus da Profecia no Mundo, que também aponta o início da igreja no Brasil no ano de 1965.
Outra prova documental importante nesse sentido é um certificado relacionado a um suposto curso aplicado pela Igreja de Deus da Profecia emitido ao pastor Samuel Vicente Cavalcanti em 1965 e assinado pelo Bispo M. A. Tomlinson, segundo supervisor geral da história da Igreja de Deus da Profecia. Samuel Cavalcanti afirma, ainda, ser o primeiro membro e pastor da Igreja de Deus da Profecia no Brasil, o que se deu 1965. Por outro lado, o Dr. Hector Ortiz afirma que Carlos Colón teria sido enviado ao Brasil no ano de 1966.
Apesar de haver divergências nos dados da implementação da igreja no Brasil, é fato que a instituição chegou ao Brasil entre 1965 e 1967. Oficialmente, a Igreja de Deus da Profecia iniciou oficialmente suas atividades no país em 23 de agosto de 1967 através de Carlos Colón, um missionário porto-riquenho naturalizado americano. Sua chegada ao Brasil se deu na cidade do Rio de Janeiro – RJ, o que abriu caminhos e possibilitou posteriormente a inauguração da primeira igreja no Brasil na cidade de Vila Velha, estado do Espírito Santo. Carlos Colón teve um papel fundamental na chegada da igreja, não apenas no Brasil, mas também em vários outros países na América do Sul.
De acordo com o relato de Graciano Moreto - primeiro supervisor nacional da instituição no Brasil -, no ano de 1967 ele era pastor de uma igreja batista localizada no bairro de Jaburuna, na cidade de Vila Velha – ES, e convidou o missionário Carlos Colón para pregar em sua igreja. Após pregar por três vezes consecutivas o sermão “A Unidade da Igreja”, Colón fez o convite a igreja para que esta aceitasse a mensagem e se unisse a Igreja de Deus da Profecia. Comovido pela palavra inspiradora de Colón, Graciano Moreto decidiu unir-se à Igreja de Deus da Profecia.
De acordo com Creuza Lealdina, (membra, pastora e contemporânea histórica da Igreja de Deus da Profecia no Brasil), havia nesses cultos cerca de quarenta pessoas reunidas, mas nem todos aceitaram a decisão de unir-se a Igreja de Deus da Profecia. Creuza Lealdina relata, também, que a partir do dia 23 de agosto de 1967, a igreja iniciou oficialmente suas atividades no Brasil: “Como era de se esperar, a partir daí tivemos que procurar um lugar para nos reunir, pois a mensagem pregada pela a Igreja de Deus da Profecia não era aceita por todos. Passamos a cultuar o Senhor no terraço da casa do nosso pastor, que ficava no Bairro do Aribiri, em Vila Velha – ES. Também as casas de nossos irmãos serviam como pontos de pregação para a expansão do Evangelho do Reino, mas com a união de todos, a Igreja de Deus da Profecia comprou o seu primeiro terreno no Brasil. Esse era localizado no Bairro de Jaburuna, Vila Velha – ES e ficava sobre uma enorme pedra. Nele foi erguido, pelos próprios membros, um barracão de madeira, nosso primeiro templo, onde o Senhor operava poderosamente (a madeira para a construção do templo foi doada pelo saudoso irmão Martim Gomes Amorim). A primeira convenção ministerial no Brasil ocorreu no mês de maio de 1968, no bairro da Glória, cidade de Vila Velha - ES. E como se observa na foto do programa, o conteúdo dos temas abordados estava em torno da “unidade da igreja”.
A expansão e o desenvolvimento da Igreja de Deus da Profecia no Brasil nos primeiros anos
O Pastor Graciano Moreto possuía na época fortes relações com diversos pastores batistas devido a sua ativa participação na Convenção Batista Nacional. Ao decidir se unir a Igreja de Deus da Profecia, esses relacionamentos serviram como estratégia inicial para o crescimento da igreja no final dos anos 60 e início dos anos 70.
Munido com a mensagem sobre a “A Unidade da Igreja”, pregada pelo missionário Carlos Colón, Graciano Moreto visitou várias congregações batistas pregando essa “nova mensagem” e convidando os pastores a se unirem a Igreja de Deus da Profecia. Os pastores que decidiam se tornar Igreja de Deus da Profecia tornavam-se membros através do pacto de membresia (ato obrigatório para se tornar membro), e logo eram nomeados para pastorear a nova igreja que surgia através dos membros batistas que decidiam seguir seu líder. Alguns pastores vieram com toda sua igreja para o novo ministério. Todos os que se decidiam ser membros da IDP eram batizados novamente, inclusive os líderes. Esta ação dava a entender que o batismo anulava a vida anterior e dava início a uma nova perspectiva de vida cristã na nova instituição.
Assim, a Igreja de Deus da Profecia se expandia por várias cidades nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Pernambuco. Graciano Moreto afirma que: “como muitos templos já eram de propriedade batista, então os pastores precisavam alugar novos espaços para que o grupo (agora como Igreja de Deus da Profecia), pudesse congregar”. Quanto as novas propriedades, Carlos Colón através de seu relacionamento nos escritórios internacionais conseguiu recursos para aquisição de algumas delas, já que esse era um de seus pontos fortes na liderança.
Durante o período que esteve como Supervisor Nacional da igreja no Brasil, Moreto seguiu as mesmas práticas iniciadas pelo missionário Carlos Colón. Pode se compreender pelas narrativas históricas que a instituição avançava mais com um novo grupo de crentes, do que com uma nova igreja plantada a partir de novos crentes batizados.
Em breve, apresentaremos aqui a continuidade do desenvolvimento histórico da Igreja de De Deus da Profecia no Brasil
Hernandes Fernandes Filho
Bispo Nacional da Igreja de Deus da Profecia no Brasil